Dependência Química

A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Ela pode se referir a álcool, cocaína, crack, maconha e também a medicamentos, como calmantes. A dependência química é considerada como um transtorno mental resultante da necessidade constante e uso abusivo de drogas.

Saber quando procurar tratamento para superar a dependência química é importante e muitas vezes a família ou os amigos são os primeiros a ajudar; na maioria das vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício. No entanto, é preciso entender que a dependência química faz com que o usuário de substâncias perca o controle do uso e, como consequência, perca também, aos poucos, o controle emocional, físico e psíquico. Por isso, ao chegar nessa situação, é preciso buscar ajuda.

Tratamento e Reabilitação

A Clínica Oásis oferece tratamentos para dependentes químicos que ajudam no resgate, desintoxicação, reabilitação, prevenção a recaídas e o mais importante: na reinserção social. Tratamentos da Dependência Química: Alcoolismo, alucinógenos, cocaína, crack, maconha e medicamentos.

Uma variedade de programas de tratamento (ou recuperação) para o abuso de substâncias estão disponíveis em regime de internação ou ambulatório; os programas considerados são geralmente baseados no tipo de substância abusada.

• Internação ou tratamento ambulatorial;

• A desintoxicação (se necessária, com base na substância abusada);

• A gestão de acompanhamento de longo prazo ou sistemas de cuidados orientados para a recuperação são características importantes do tratamento bem-sucedido; o gerenciamento do acompanhamento de longo prazo geralmente inclui reuniões de grupo formalizadas e sistemas de apoio psicossocial, bem como supervisão médica contínua.

• A psicoterapia individual e familiar é frequentemente recomendada para abordar as questões que podem ter contribuído e resultar do desenvolvimento de um transtorno de abuso de substâncias.

Sinais e Sintomas Apresentados

• Tentativas Sem Sucesso de Redução do Consumo

Desejar continuamente ou tentar sem sucesso reduzir ou controlar o uso das drogas.

• Aumentar o Consumo de seu Aditivo

Usar ou beber grandes quantidades ou por mais tempo do que o planejado.

• Passar Muito Tempo com Foco no Consumo

Gastar muito tempo obtendo, usando ou se recuperando do uso de drogas ou álcool.

• Comprometimento da Produtividade

Uso contínuo da substância interferindo no trabalho, na escola ou nas tarefas domésticas, até que desiste das atividades.

• Aparecimento de Doenças

Usar drogas ou álcool, mesmo diante do aparecimento ou agravamento de problemas físicos ou psicológicos.

• Comprometimento dos Relacionamentos

Manter o consumo de drogas ou álcool, mesmo com problemas de relacionamento continuados causados pelo uso.

• Assume Riscos

Correr riscos, como riscos sexuais ou dirigir alcoolizado.

• Desenvolvimento de Tolerância

Desenvolvimento de tolerância ou necessidade de doses maiores da mesma substância para obter o mesmo efeito.

• Mudança de Amizades

Isolamento social em geral, permanecer mais tempo trancado no quarto ou outro ambiente.

• Problemas Financeiros

Gastar a maior parte dos seus recursos financeiros com o vício.

• Falta de Higiene Pessoal

Não cuida da sua higiene pessoal, desde tomar banho e escovar os dentes até usar roupas limpas.

• Outros Sintomas

Perda de peso, fadiga constante e olhos vermelhos.

Principais Substâncias Causadoras da Dependência

Álcool

O transtorno por uso de álcool ocorre quando existem alterações químicas no cérebro. Essas mudanças aumentam a sensação de prazer que você tem quando bebe álcool, trazendo a necessidade de beber com mais frequência, mesmo que seja prejudicial.

Cocaína

A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central que afeta o cérebro ao estimular altos níveis de dopamina, uma substância do cérebro associada ao prazer e recompensa. Com o tempo, a cocaína afeta negativamente todas as partes do corpo com potencial para efeitos graves a longo prazo.

Crack

O crack é uma pedra derivada das folhas de coca, mesma base da de cocaína. Fumar crack – geralmente através de um cachimbo – cria uma “euforia” intensa que é, no entanto, comparativamente curta. Isso muitas vezes obriga os usuários a continuar consumindo crack minutos após a última dose, a fim de repetir e / ou manter a experiência.

Maconha

O transtorno por uso da maconha é uma condição caracterizada pelas consequências prejudiciais do seu uso repetido, um padrão de uso compulsivo e (às vezes) dependência fisiológica de maconha (ou seja, tolerância e / ou sintomas de abstinência). Esse transtorno só é diagnosticado quando o uso de maconha se torna persistente e causa prejuízo.

Alucinógenos

O alucinógeno ou droga psicodélica é, literalmente, uma substância capaz de provocar alucinações; os alucinógenos distorcem e intensificam as sensações, mas os efeitos efetivos variam muito e são extremamente imprevisíveis. Os principais perigos são os efeitos psicológicos e o discernimento prejudicado que eles provocam.

Medicamentos

Os medicamentos podem ter riscos e efeitos colaterais, bem como benefícios. Alguns medicamentos podem causar dependência e vício quando ingeridos por algum tempo; no entanto, se isso acontecer, a dependência ou o vício podem ser tratados.

Nicotina

A nicotina é a substância no tabaco (presente tanto em cigarros, charutos, cachimbo, tabaco de mascar e cigarros eletrônicos) da qual os usuários se tornam dependentes. Além da nicotina, cigarros contêm alcatrão e monóxido de carbono, juntamente com quase 4.000 outros ingredientes, em sua maioria tóxicos.

Quando Procurar Tratamento?

Não se desespere. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, a dependência química é considerada uma doença crônica que pode ser tratada. Os dependentes químicos precisam de ajuda para reconhecer o problema. Neste sentido, existem tratamentos psiquiátricos e terapias que ajudam na reabilitação e prevenção a recaídas.

Em muitos casos a internação, voluntária ou involuntária, é necessária para resgatar e desintoxicar o indivíduo e assim ajudá-lo a alcançar harmonia, autonomia e autoestima, com uma vida livre de vícios.